quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dia do Beijo

Hoje é o dia do beijo e para celebrar este dia dedico ao beijo atrevido do tipo que surpreende e abre o caminho do amor como os que conto a seguir.


Incrível trama da vida
ironia mais singular
o amor em mim foi nascido
quando nem era mulher
foi assim um beijo atrevido
acordou meu coração 
surpresa pelo amor
até então nunca sentido

E quando já no fim da estrada
pensando no tempo finito
sem promessas nem sonhos
outro beijo mais atrevido
lembrou meu coração 
que a vida ainda tem vez
acordou um canto adormecido
e mais uma vez fui invadida
pelo assombro do amor
agora  amor, maduro, lento...

Ora, que beijo mais atrevido
porque quero repetí-lo…

Talvez no amanhã desconhecido
sem promessas nem sonhos
sem pensar no tempo finito
Outro beijo atrevido
vai mais uma vez acordar 
um amor adormecido!
Nem sei meu bem,
se pode haver uma luz 
Outra surpresa inesperada
Mais um beijo atrevido...

domingo, 10 de abril de 2016

Ai de mim!

Ai de mim que não encontro sossego,
Paixão, oscilação entre a completa ventura
e a mais torturante saudade,
Já não me basta o tanto que fiz,
ou que não fiz foi maior do que o feito!
Busco atordoada prender a paz dentro de mim
e ela se nega a ser contida
no meu corpo tão pequeno e estreito
e a paz é tão ampla e tão completa que não lhe basto!
As vezes sou tão rotina, tão comum, 
que nem mesmo eu noto como sou amorfa
É como viver sem ar, é como ser flor que não floresce, 
ou uma lágrima sem rosto.
E assim perdida, sacudida, a vida é nua e crua,
o tempo decide, surpreende
Cada dia um presente, surpreende
A velhice liberta, tudo pode acontecer
E eu deixo o mundo de lado, me deixo pensar,
olhando o céu, olhando o mar,
a vida, o que sou nessa hora?
Sou tudo, sou o mundo, a estrela, o sol, a lua,
o mar, o frio, o sonho,
sou o que minha alma pede.
Sou uma valsa dançando num salão de festas
rodopiando nos braços de um par
não importa!
Sou uma mulher oferecida, abraçada, beijada!
isto importa!
Ai de mim que não encontro sossego
E a paz que tanto busco talvez volte de mansinho
               qualquer dia de repente
Pego nas minhas mãos 
os suplícios do amor
Entrego à minha alma:
“toma coração, guarda contigo este amor
e deixa-me em paz por favor”
E assim no silêncio e no escuro, 
na longa noite mal dormida
ouço o suave cantar
uma canção de ninar
um pássaro na minha janela
veio ao meu lado se deitar.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

HOJE


Vivo no passo a passo
um dia de cada vez
do passado que se foi
ficam apenas os instantes
daqueles que deixam saudades.
O dia que amanhece
é o instante que acontece.
O futuro, este não existe,
quando se faz já não é mais
e se dele eu soubesse
nunca teria paz.
O hoje só traz surpresas
que ontem não esperava!
E de instante em instante
a vida vai sendo tecida,
se ontem eu soubesse hoje,
hoje não seria surpresa,
e o hoje que surpreendeu
ontem não era esperado
mesmo que já soubesse
que era assim desejado
instante pra ser lembrado
quando hoje acontecido
instante tão atrevido,
momento tão delicado
daquele que vira saudade
e como não sei o futuro
e o hoje não se repete
este hoje foi sonhado
pelo instante despertado
apenas para ser guardado!
Ora instante atrevido
um instante infinito
durou quase um minuto,
e foi suficiente
para o hoje ser diferente
de um ontem indiferente
e amanhã quando acordar
vou sonhar que ainda é hoje
É isso que a vida faz
num momento de paz
eu não poderia esperar
nem sonhar desse jeito
e o dia que anoitece
num tempo que esmorece
um abraço apertado
no peito bem agarrado
Ai de mim se soubesse
que hoje seria esse
teria pulado este dia
o amanhã resolvia!


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Carnaval com Sjögren's

Volto a tratar desta Síndrome não só porque estou enfrentando um novo ataque mas também porque tenho visto algumas postagens de outras pessoas que sofrem deste mal, estão na fase do susto, do início do conhecimento deste diagnóstico e não sabem, bem como eu, como avançarão os ataques as vezes tão inesperados da Sjögrens's (escrevo desta forma porque não gosto da abreviatura usual "SS", Síndrome de Sjögren obscurecida pelo carimbo da história).
Mas confesso que esta vontade de falar sobre o assunto, coisa que as vezes nego completamente, vem do Carnaval.
O Carnaval que amo está pasando na minha janela e eu apenas posso assistir tentando ser uma
Januária conformada.
Mas sempre arranjo um passeio pelo Carnaval, mancando e dançando, atrás dos foliões meus filhos que, felizmente, sempre foram tão carnavalescos como a mãe, e nos shows de minha nora vestida de Fada Magrinha cantando para os pequenos foliões da rua.
Sei que estou catucando a onça com vara curta mas um pouco de folia não faz mal a ninguém.
Bem, depois de explicar esta vontade de falar passo para um "fala sério Luciana" e aqui vai.
O não saber de como, quando e quanto Sjögrens's vai avançar torna-se muitas vezes um suplício que é acrescido às dores já impostas pela doença.
No momento sinto que meu corpo tem perdido algumas batalhas mas a guerra continua.
Se é que é possível um conselho seja um paciente ativo: se você indentificou um novo sintoma vá à luta, leve ao seu médico, brigue, estude, procure  artigos esclarecedores com cuidado para não cair em sites não confiáveis.
Sjögrens's ataca muitas áreas do nosso corpo na surdina, ou disfarçado por trás de outros males, levando as vezes anos, ou mesmo décadas, para se mostrar enganando os médicos nos primeiros ataques.
Nas minhas buscas encontrei novas informações (novas para mim) no site de endereço:
         precepta.com.br
         Diagnóstico e Tratamento da Síndrome de Sjögren
O site apresenta  claros quadros dos muito sintomas e sinais associados à Síndrome, com indicação aproximada da estatística de ocorrência, a fisiopatologia e observações.
É realmente um site bem informativo.
O exame destes quadros me levaram ao segundo susto provocado por esta  doença (o primeiro foi chegando ao diagnóstico) qaundo percebi que posso assinalar um X em quase todos sintomas apresentados no primeiro quadro, uns com mais intensidades outros menos, e assinalar vários Xs para os sinais.
Mas não adianta só conhecer, claro. É preciso pegar a lista e levar para o medico, um passo muito importante, e também é bom saber que para estes sintomas e sinais existem meios de tratamento aliviantes e que se pode atingir boas melhoras.
Volto a insistir que doenças autoimunes dependem intensamente da nossa força, do nosso humor, do auxílio que se pode ter com uma família que entenda o que está se passando e estimule para o lado positivo.
É importante entender os momentos de névoa e confusão mental, alguns desequilíbrios, as dificuldades de fala, a intensa dificuldade de deglutição.
"Só o amor cura", não é bem assim mas ajuda para valer.
É muito difícil quando a dor intensa de um nervo, as vezes até num único dedinho da mão, ataca sem dó e a gente, paciente e pacientemente, abre um sorriso e sai para passear.
Tenho brigado constantemente com as dores, posso dizer que não tenho um instante sem uma dor como se dor fosse agora minha melhor amiga.
Já não tenho muitos prazeres no pecado da gula porque meu sistema gástrico me impede literalmente de pecar e me penitencia cada vez que faço uma trela.
Tenho altos e baixos no meu humor encadeados com os altos e baixos do meu corpo.
Mas aos poucos vou encontrando outros prazeres, vou tentando uma vida quase normal, culpo a idade e tiro a culpa da Síndrome, ou culpo a Síndrome para não culpar a idade.
Assim planejo para curto prazo, vejo a vida dia a dia, ainda tenho muitas alegrias e até espero ver viver um Carnaval, rememorando grandes carnavais vividos plenamente com muita vida, fantasia e até amores de 4 dias.
Tenham todos um bom Carnaval.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Feliz Ano Novo

Enfim o ano está acabando, velhinho de bengala. Em poucos dias vai morrer e nascer um Novo Ano.
Vamos acordar no primeiro dia do Novo Ano diferentes, com mais esperanças, mais amor e, com certeza, com uma boa ressaca.
Será que os votos e promessas que fazemos para mudar de vida, para sermos uma pessoa melhor, para esperarmos um mundo mais justo, menos guerras, menos medo, mais valores morais, mais amor, mais saúde são mesmo válidos só porque é Festa de Ano Novo.
É legal como nós ficamos envolvidos com as Festas de Fim de Ano e nos preparamos para um ano novo melhor e nos abraçamos, trocamos presentes e somos tão felizes na festa.
Mas algumas pessoas realmente param para pensar como foi o ano que está findando e como gostaria que fosse o novo ano.
Este pensamento é muito bom, medimos o que passamos, quantas vezes acertamos, quantas vezes erramos.
As vezes nem temos tempo de parar entre uma compra e outra, tantas celebrações, tantos amigos que não vemos o ano inteiro e nos congratulamos com um cervejinha, desejando tudo de bom para todos e voltamos para nossa vidinha acreditando que estamos todos renovados, e aquele tempinho para pensar um pouquinho, conversar um pouquinho com sua própria alma esquecemos dele.
Talvez este tempinho a sós seja um tempinho precioso que não costumamos usar durante o ano inteiro.
As Festas de Fim de Ano podem ser um incentivo para este papinho íntimo.
Este é o meu desejo de antes do Fim do Ano. Eu mesma gostaria de dar este tempo a mim mesma mais vezes, quase diariamente.
E é o que desejo a todos, desejo de Fim de Ano: Gaste um tempinho conversando com você mesmo.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Jacaré

Ainda dedilhando por efeito da fratura no úmero - incrível como uma fratura no úmero quase no ombro se consolida e mantém o antebraço e o pulso semi incapacitados além do pobre cotovelo - mas
tenho uma mosquinha fazendo cócegas nos meus ouvidos que me manda escrever,  pensando em um dos nossos colegas de turma da Engenheiros-70, o Jacaré, que ora padece internado numa UTI.
Os Jacarés são muito unidos e estamos neste ano comemorando 45 anos de formatura e portanto bodas de ouro do nosso conhecimento, já que naquela época cada turma era realmente uma turma, todos juntos feito mosqueteiros, chegávamos e saíamos juntos num único ônibus da UFPE na descampada que era a universidade, ou tínhamos que andar até a Várzea para pegar um ônibus comum de retorno.
Eu entrei nas comemorações de formatura quando das festas e comecei a participar com mais vontade desde então.
É uma delícia o reencontro - as mudanças, o reconhecimento, as brincadeiras.
Não conheço uma turma que saiba comemorar melhor do que a dos Jacarés e agora estanos todos numa corrente pelo nosso amigo doente.
Alguns já se foram. Não se sabe quantos estarão na festa de 50 anos, e assim não devíamos perder
um só instante destes momentos que são tão rejuvenescedores em que brincando nos sentimos perenes.
Acho que o novo sistema de créditos usado pelas universidades, acabou com o encantamento do sistema anterior quando todos juntos entrávamos na Escola de Engenharia, orgulhosamente na época, e permanecíamos juntos por longos 5 anos de estudos e trabalhos recheados de outras atividades, 5 longos anos que hoje considero que foram tão curtos.
Ser Jacaré pra mim é um grande orgulho, ter feito parte de uma turma que até hoje se mantém unida, amiga, comemorativa.
A continuidade destes encontros a cada ano nos dea novo fôlego e acho que somos um bom exemplo para nossos filhos e netos, muitas vezes presentes nas festas.
Que o nosso desejo de recuperação chegue até o amigo e lhe dê forças para uma rápida recuperação.
Estamos com você, JACARÉ.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Dia do Poeta



A lua está quase cheia
é saudade
saudade que é  lapiseira e trago nas mãos.
Escrevo,
lembro o fogo que já me tomou
que me deixou trêmula
banhada em delírios
meus olhos em farol alto!
E a lua quase cheia
foi o voo que me levou
às estrelas dos meus planetas!
Meu sonho vagando na linha do horizonte
onde o céu se confunde com o mar,
e a dor com o amor!
Saudade é olhar nestas estrelas
sorrir sem saber por quê;
Deixar que uma lágrima
seja beijo em meu rosto,
Lembrando a saudade
uma pequena lapiseira azul 
nas minhas mãos!
A lua está quase cheia

escrevo...